quinta-feira, 22 de março de 2012

Matéria - Fisiologia na dança em um trabalho corporal – por Dani Pessôa

Fisiologia na dança em um trabalho corporal – por Dani PessôaFisiologia na dança em um trabalho corporal
 Cinestesia, propriocepção, força muscular, equilíbrio e coordenação motora são propriedades físicas primordiais na dança.
Fisiológicamente são responsáveis para total obtenção do controle motor. Estas atuantes envolvem toda movimentação corporal.
 Do movimento ao controle motor
 Partindo do controle motor o qual envolve funções  alimentadas por dados recebidos do ambiente em que a pessoa se encontra junto a proprioceptiva, soma-se a eles os sinais descendentes e ascendentes que convergem tais informações de forma hierarquica ao neurônio motor, gerando os reflexos involuntários nada mais que padrões rítmicos desde seu início voluntário a sua finalização exercidas através do controle que habitualmente possuímos.

 Dos movimentos e estruturas
De controle individual dos grupos musculares em seu total planejamento, sequencialmente  citamos o ajuste postural adequado com a compensação mecânica dos ossos, articulações e musculatura até sua execução, opondo as modificações de seu estado antes mesmo de iniciar um movimento.
Das estruturas anatômicas no processo do controle motor contamos com:   a medula espinhal, responsável por reflexos e ritmos. O tronco encefálico, que moldula os neurônios motores e interneurônios da medula espinhal, vías mediais e laterais além das descendentes, responsáveis pela postura e movimentos dos olhos e das mãos.
Por sua vez o córtex motor, planeja movimentos complexos nas áreas corticais motoras. Já o cerebelo indica a precisão aos movimentos e os ajustam . Núcleos da base planejam toda função motora.

Por:
 DANI PESSÔA
atriz, coreógrafa, jornalista  – DRT 31970 – MTB 63941
Site da Adriana Roveroni: Site

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