sexta-feira, 9 de março de 2012

Matéria - Personalidade Vocal - Por Dani Pessôa


Transparência é possível até mesmo na voz ! É isso mesmo, através desse instrumento pouco valorizado no dia- a- dia podemos projetar o som, conseguindo desvendar a personalidade das pessoas . Este efeito revelador é ocasionado por nossa laringe conseguir expressar muito mais do que meras palavras. Até mesmo uma alteração vocal classifica-se como sinal de ansiedade ou angústia na vida da pessoa , já que nossa voz é a vida imediata. Observar a quem este seu instrumento toca é um bom início para conhecer-se melhor.




Pela voz desvendamos aspectos referentes ao estado psíquico e emocional, saúde, e sua cultura. Mesmo com todos os membros anatômicos  saudáveis somente através dela conseguimos tocar alguém a distância, podendo ser quem jamais teremos contato físico.

Os efeitos causados por esse canal cujo nosso corpo utiliza poucas  musculaturas  para interação, que em maioria são duas: laringe e faringe tem a capacidade de desencadear infinitos sentimentos e sensações inexplicáveis tantos positivos como negativos.

Mesmo em sintonia,  corpo e mente desconhecem as razões concretas para detalhar o porquê de tal reação mediante a ação de ouvir aquela voz. Sabe-se que parte desta deve-se aos fatores químicos, auditivos e associação do inconsciente ao nos identificarmos a esta característica vocal.

Ativada, ela  faz parte do nosso corpo podendo ser bela, grave, aguda, doce, meiga, áspera e até grosseira. Características comuns para analisar podem ser  os  trejeitos no momento da pronúncia, conversa ,canto, interpretação ou dublagem. Ela pode ser criada, impostada, lapidada por meios técnicos, porém quando não cuidada acarreta em problemas que afetam a vida profissional, pessoal e sentimental do indivíduo.

Foto:
Arte Portal Show&Art

Site: http://www.showeart.com.br/?pg=not%EDcia&id=1314

Nenhum comentário:

Postar um comentário